top of page

expo ursos

A ARTE LIBERTANDO ANIMAIS 

Exposição dos Ursos Customizados 2022

 

Mais de 30 artistas aceitaram o desafio de participar de uma exposição para propor um zoológico virtual, e contrapor a cultura  dos zoológicos e aquários atuais que retiram animais de habitas para expor aos visitantes.

A exposição aconteceu em parceira com a Pixel Show, foram 2 dias de exposição com mais de 6.000 visitantes que resultou num projeto pioneiro em parceria com Thadeu Junggle, premiadíssimo nome da realidade Virtual no Brasil.

Apesar dos zoológicos afirmarem que realizam um importante papel na preservação e na educação, eles são artificiais e cruéis. O mal que eles causam é infinitamente maior que o suposto bem. A vida em uma jaula não é uma vida de verdade. Segue abaixo algumas razões elencadas pela Care2 para explicar porque os zoológicos precisam ser questionados: 1. ZOOLÓGICOS NÃO TÊM ESPAÇOS SUFICIENTES: Não importa quão grandes alguns zoológicos façam parecer os seus recintos, esses espaços não se comparam ao habitat onde os animais têm o direito de viver. Eles são muito menores e nada estimulantes. 2. ANIMAIS DE ZOO SOFREM DISTÚRBIOS COMPORTAMENTAIS: O comportamento repetitivo compulsivo - termo para distúrbios comportamentais em animais cativo - abrange todos os tipos de desvios indicativos de stress como o "pacing" (felinos andando de um lado a outro repetidamente), ou sacudir a cabeça, balançar de um lado a outro, bater-se em paredes, sentar-se imóvel e morder o próprio corpo. Se o público começa a perceber esses problemas, alguns locais rotineiramente ministram anti-depressivos ou tranquilizantes nos animais, para controlar tais sintomas. 3. ANIMAIS "EXCEDENTES" SÃO VENDIDOS PARA OUTROS ZOOLÓGICOS OU REVENDEDORES. 4. ANIMAIS SÃO RETIRADOS DA NATUREZA: Apesar de tentarem transmitir uma imagem diferente, os animais são retirados à força da natureza. Números mostram que 79% de todos os animais em aquários, que são zoológicos de vidro, foram capturados na natureza. 5. ZOOLÓGICOS NÃO AUXILIAM NA PRESERVAÇÃO NEM NA EDUCAÇÃO: Os zoológicos afirmam que atuam na preservação, freqüentemente fazendo o público acreditar que eles reproduzem animais com a intenção de soltá-los na natureza, mas na realidade esses programas de reprodução são feitos prioritariamente com o objetivo de manter a população em cativeiro. Há o mito de que os zoológicos cumprem um papel educacional de crianças e adultos quanto aos animais selvagens, a verdade é que esse ganho de entendimento sobre comportamento e instinto dos animais ao visitar esses locais é pequeno, se é que ele existe - até porque os animais não se comportam de modo natural pelo simples fato de estarem confinados. As pessoas podem aprender mais sobre animais selvagens assistindo a documentários que mostrem os mesmos em seus habitats ou realizando expedições específicas para observar esses animais na natureza.

bottom of page